quinta-feira, 18 de julho de 2013

Defesa de certas instituições do Estado



O texto a seguir é do linguista e do ativista anarquista Noam Chomsky. Antes de ler este texto seria interessante se você lesse Uma entrevista com Noam Chomsky e depois o texto Aumentemos a área da jaula.

"o ideal anarquista, qualquer que seja sua forma, sempre tendeu, por definição, a um desmantelamento do poder estatista. Partilho esse ideal. Entretanto, ele entra amiúde em conflito direto com meus objetivos imediatos, que são a defesa, e até mesmo o reforço de alguns aspectos da autoridade do Estado [...]. Hoje, no âmbito de nossas sociedades, estimo que a estratégia dos anarquistas sinceros deva ser a defesa de certas instituições do Estado contra o assalto que elas sofrem, ao mesmo tempo que o esforço para obrigá-las a se abrirem a uma participação popular mais ampla e mais efetiva. Esse procedimento não é minado do interior por uma aparente contradição entre estratégia e ideal; ela procede naturalmente de uma hierarquização prática dos ideais e de uma avaliação, igualmente prática, dos meios de ação."


Responsabilité des intellectuels,
Noam Chomsky, Agone, 1998. 

O texto foi extraído da Revista Libertários - Revista de expressão anarquista - São Paulo nº 2 .2º semestre de 2003, página 27

Nenhum comentário: