terça-feira, 29 de outubro de 2013

Só cachorrinhos? Não!

Muitas pessoas só foram contra os maus tratos somente porque os animais em questão eram cães e cães da raça beagle. Segundo a Folha de São Paulo: Maioria reprova cães como cobaia, mas apoia ratos, diz Datafolha. Os ratos podem ser usados mas os cães não? Por que? Porque esses animais são nojentos? Só porque poucas pessoas tem esses animais como bichinhos de estimação. Vemos aqui nesse episódio que as pessoas antropoformizam os cães, e, por isso eles não podem passar por experiências científicas. Já os ratos, a maioria não gosta deles, acha-os repugnantes, sendo assim podem servir como cobaias. São meros animais, coisas. Não tem status de pessoa ou de humano honorário como os cães. Vemos que essas pessoas pensam como os cientificistas e como os criacionistas, pensam que o homem é quem deve decidir o que é o certo e o errado, já que é a medida de todas as coisas.

Não nenhum animal deve sofrer maus tratos seja doméstico ou selvagem ou não domesticado, seja feio ou bonito, que tenha muita inteligência ou pouca. Aqui a moral pragmática se torna ainda pior e mais seletiva: "os animais que eu gosto e acho cut cuti não podem sofrer com testes e experiências, os animais feios que eu não gosto que se fodam". Não tem um critério objetivo, o critério é o emocionalismo barato.

Ou se defende o teste em todos os animais ou se nega em todos os animais, pois defender uns e condenar outros a testes, é canalhice! Pois os ratos também sentem dor e tem emoções.

Agora mudando de assunto, no facebook está circulando esta imagem aí embaixo:

Quem bolou esse meme, esse cartaz (não sei como se chama isso) ou é idiota ou é mal intencionado ou ambas as coisas, primeiramente porque o Butantan não submete serpentes a testes de produtos cosméticos, não faz testes para ver como reagem a produtos como cigarros e outros, não testa remédios, não as deixa num ambiente sujo como os que se encontravam os beagles. Elas são usadas apenas para retirar o soro anti-ofídico, são bem tratadas. Mas o "gênio" que nem se deu ao trabalho de visitar o site do Butantan publicou aí essa pérola e as ovelhas reproduzem os memes sem investigar, sem ponderar...

Nenhum comentário: